Regularize o contrapiso, antes de tudo. Para isso prepare uma massa na seguinte proporção: 4 partes de areia, 1 de cimento e 1/2 de água. A queima é feita em cima desta massa.

Mesmo empregando-se as juntas de dilatação, podem aparecer fissuras entre elas e o piso, cerca de trinta dias depois do fim do trabalho. Preencha o espaço com silicone.

Após sete dias (secagem), aplique sobre a superfície um produto para fechar os poros do cimentado, protegendo-o da umidade, por exemplo. Opções: selador para concreto, impermeabilizantes a base de poliuretano (dá brilho), vernizes especiais para piso e cera para ardósia ou cera líquida e transparente. Faça manutenção mensal.

Conforme vai secando, o piso de cimento dilata-se e pode trincar, para atenuar a situação use juntas de dilatação em intervalos de até 1 metro. Compre-as em lojas de material de construção;Prefira juntas de plástico ou de metal, pois a madeira se deteriora, juntando bactérias e fungos. Outra opção é a cerâmica ou ladrilho hidráulico.

CIMENTO COM CORANTEIMENTO

Com o contrapiso nivelado, pulverize sobre o cimentado úmido esta mistura: 1 parte de cimento em pó e 1 de corante (pó xadrez). Passe a desempenadeira. Para efeito manchado: espalhe cimento em pó, alise, espalhe o corante em algumas partes e passe a desempenadeira.

CIMENTO BRANCO

Sobre a massa de nivelamento ainda úmida é aplicada uma nata, preparada em partes iguais com cimento em pó branco, pó de mármore e água. Alisa-se com desempenadeira.

CIMENTO COM PÓ DE CIMENTO

É a opção mais simples. Com o contrapiso nivelado, pulveriza-se cimento em pó comum sobre a massa ainda úmida, alisando bem com desempenadeira.

No passo a passo ao lado esquerdo da tela, utilizou-se um produto pronto da NS Brasil. Vem com um adesivo e um composto a base de cimento branco, pó de mármore, areia fina e areia marítima. Para 1m2 de piso, a medida é 8kg de pó e 1 litro de adesivo.